Home / Geral / Ação especial alerta sobre os perigos da hipertensão para caminhoneiros

Ação especial alerta sobre os perigos da hipertensão para caminhoneiros

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelou que 23% dos acidentes nas estradas estão ligados a problemas de saúde. Hipertensão, diabetes e sonolência são os principais motivos de preocupação. Por isso, o Programa Estrada para a Saúde, em parceria com o Instituto do Coração (INCOR), promoveu uma ação especial com 200 caminhoneiros.

No local, eles tiverem sua pressão verificada, o peso medido e ainda puderam se consultar com uma nutricionista. Segundo o diretor da unidade de hipertensão arterial do INCOR, Luiz Aparecido Bortolotto, a hipertensão é uma doença que pode ter consequências terríveis no cérebro, nos rins e até levar a um derrame. “Então, é importante ter o conhecimento, fazer a medida da pressão e fazer aquilo que pode ser feito para prevenir a doença”, explicou.

Os números são surpreendentes: quase metade dos caminhoneiros apresentaram sintomas de hipertensão. O caminhoneiro Pedro Luiz de Lima participou da ação e percebeu o quanto estava cuidando mal de sua saúde, apesar de já sofrer da doença. “Quem tem problema de pressão alta, tem que assumir que é uma bomba-relógio”, declarou.

Em qualquer idade pode-se realizar a consulta, mas vale ressaltar a importância da prevenção para pessoas acima dos 40. Segundo o Ministério da Saúde, 35% dos casos é maior a partir dessa idade.

Para se proteger dessa doença, que atinge 33 milhões de brasileiros, além de praticar atividades físicas, é importante adotar uma alimentação saudável, balanceada e especificamente, controlar a quantidade de sal ingerido. “Para quem tem pressão alta é importante ficar de olho no que está consumindo pela quantidade sódio que contém”, declarou a nutricionista Marina Campideli.

Por isso, para não precisar largar a estrada ou correr risco de sofrer um acidente, é necessário se prevenir e cuidar da sua saúde.

Fonte: Brasil Caminhoneiro.

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

Conheças as multas mais comuns para motoristas de caminhão e saiba como evitá-las.

Regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as leis de trânsito têm como intuito promover …