Home / Geral / Acidentes reduzem após exigência do Exame Toxicológico para motoristas profissionais.

Acidentes reduzem após exigência do Exame Toxicológico para motoristas profissionais.

Desde que foi implantado em março de 2016, o Exame Toxicológico tem mostrado importantes resultados. Segundo os números da Polícia Federal (PRF), em 2015 aconteceram 122.090 colisões de veículos em rodovias federais, enquanto que, em 2016, o número caiu para 96.296 colisões. A queda de 21% contempla acidentes envolvendo pessoas que foram levemente ou gravemente feridas, ou que saíram ilesas.

Obrigatório para renovar ou tirar a habilitação nas categorias C, D e E, o exame é feito por laboratórios cadastrados no Denatran, como a LABET, e aponta se houve consumo de drogas em um período retroativo de 90 dias. Simples e indolor, para fazer o procedimento é necessária uma amostra de fios de cabelo ou de pelos do corpo.

Segundo a opinião de alguns caminhoneiros, o Exame Toxicológico é importante principalmente para a segurança nas estradas e da categoria. Para Edimar Menezes, carreteiro com 51 anos de idade e 25 anos de profissão, a obrigatoriedade do exame é necessária. “É preciso frear a pressa de alguns motoristas. Uma minoria ainda insiste em rodar além do limite. Tento pela pressão da empresa, que quer o produto entregue na data, quanto pela necessidade de aumentar o faturamento”, afirma. Ele também confirma que alguns dos seus companheiros usam algum tipo de droga para se manterem acordados ao volante, o que acarreta acidentes nas estradas.

Já Manuel Menezes, de Mato Grosso do Sul, concorda que houve uma mudança significativa nos últimos 12 meses, com relação ao comportamento dos motoristas. “Antes, a coisa era mais escancarada, os colegas andavam com substâncias proibidas, como rebites e outras drogas estimulantes no painel do caminhão. Hoje não tem mais, e a melhora já é visível em alguns lugares”, diz.

Exame Toxicológico é na LABET. Faça o seu com o melhor preço e o laudo mais rápido do mercado. Acesse: labet.com.br

 

Fonte: O Carreteiro

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

Conheças as multas mais comuns para motoristas de caminhão e saiba como evitá-las.

Regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as leis de trânsito têm como intuito promover …