Home / Acreditação forense

Acreditação forense

Apenas alguns laboratórios com Acreditação Forense estão autorizados a realizar o exame toxicológico do cabelo em motoristas.

Porque somente este tipo de Acreditação garante, através da sua inviolável Cadeia de Custódia, a fidedignidade, segurança e a precisão de todo o procedimento do exame, desde o momento da coleta da amostra biológica até a entrega do laudo.

Além disso, somente a Acreditação com Valor Forense elimina a possibilidade de Passivos Legais e Trabalhistas, considerando que a contestação jurídica do laudo do exame pelo empregado, será inútil.

O Exame Toxicológico realizado por uma entidade laboratorial que possui este tipo de Acreditação vale como prova judicial e extrajudicial.

fluxo-forense

O Exame Toxicológico previsto na Lei Federal 13.103 deverá revestir-se do necessário valor probante e forense a fim de que seu laudo possa servir como prova indiscutível da aptidão ou inaptidão do motorista.

Para atender à esta exigência legal, a LABET utiliza a Acreditação Forense da Unidade de Análises Clínicas QUEST DIAGNOSTICS, nos EUA. Todas as amostras são testadas pela QUEST DIAGNOSTICS que possui uma aliança exclusiva com a LABET para realizar esses exames no Brasil.

cap-fdt

CAP/FDT (College of American Pathologists ), Entidade Internacional de Acreditação de Laboratórios de Análises Clínicas com Valor Forense, especializada em detectar o consumo de drogas em locais de trabalho.

De acordo com a Lei Federal 13.103, todo motorista das categorias C, D ou E será obrigado a fazer o exame para retirar ou renovar a CNH, como também no período que antecede a admissão e a demissão nas empresas.

Será exigido também pela Deliberação Nº 145 do dia 31/12/2015, que a coleta do material biológico deverá ser realizada por laboratórios credenciados pelo DENATRAN, estando a LABET no rol desses laboratórios.