Home / Geral / Caminhoneiro há pouco tempo? Veja estas dicas!

Caminhoneiro há pouco tempo? Veja estas dicas!

Quem começou na profissão há pouco tempo ainda está se adaptando ao mundo da estrada, conhecendo novas rotas e entendendo um pouco mais da jornada do caminhoneiro. Mas não se preocupe! Experiência se adquire com o tempo e com a prática. Se você dirigir corretamente e seguir a lei, vai se dar muito bem na profissão.

Entre as dicas valiosas que você precisa saber, uma delas é sobre o Exame Toxicológico, obrigatório pela Lei nº 13.103, em vigor desde 2016. O exame tem larga janela de detecção e identifica o uso de substâncias psicoativas em um período mínimo de 90 dias. Sem ele, não é possível renovar a CNH ou mudar a categoria da habilitação para C, D ou E, as quais são exigidas para motoristas profissionais.

Atenção para as dicas a seguir:

Planejamento

Quem trabalha na estrada precisa ter disciplina. Faça um planejamento de viagem e verifique quantos quilômetros serão rodados, quais são os pontos de paradas para dormir e comer, quantos pedágios existem no decorrer do percurso e quais são os pontos de fiscalização.

Revisão do caminhão

Antes de pegar a estrada, faça uma manutenção preventiva no veículo. Veja se o motor, os pneus, os freios e os faróis estão em perfeitas condições.

Alimentação e substâncias prejudiciais à saúde

Evite alimentos que causem sono durante a viagem, e não recorra a substâncias como drogas e anfetaminas, que causam diversos efeitos colaterais no seu organismo e a diminuição dos reflexos essenciais para quem está atrás do volante. 

Carga

Para a sua segurança, saiba exatamente o que você está transportando e evite comentar com outras pessoas sobre o tipo de carga que contém em seu caminhão. Tenha cuidado ao transportar a carga, para evitar danos ao material.

Nós já falamos do Exame Toxicológico, mas é sempre bom reforçar a sua importância. Se você já começou a trabalhar com o seu caminhão, aproveite e faça o exame na LABET, com a melhor condição e o melhor preço. Acesse labet.com.br e saiba mais.

Fonte: Blog do Caminhão

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

Conheças as multas mais comuns para motoristas de caminhão e saiba como evitá-las.

Regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as leis de trânsito têm como intuito promover …