Home / Geral / Caminhoneiros têm mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares

Caminhoneiros têm mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares

Um estudo ligado à Universidade Estadual do Centro (Unicentro) e ao Instituto do Coração (Incor) identificou que caminhoneiros apresentam uma série de fatores de risco para problemas cardiovasculares. A pesquisa, liderada pela médica Carine Sangaleti, envolvendo 250 participantes, apontou os seguintes números:

– 73% dos 250 caminhoneiros eram sedentários;

– 66% consumem bebida alcoólica;

– 30% fumam;

– 45% têm hipertensão;

– 79% atingiram o sobrepreso;

– 20% usam algum tipo de substância estimulante.

Atualmente, cerca de 2 milhões de caminhoneiros fazem parte da categoria de transportadores de carga no Brasil e passam por uma rotina estressante e exaustiva. Para o cardiologista Roberto Kalil Filho, diretor do Incor, o uso de bebidas alcóolicas e substâncias estimulantes, assim como o sedentarismo, a hipertensão e a obesidade, contribuem para maior incidência de doenças no coração.

Para o professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Unidade de Hipertensão do Incor, o cardiologista Luiz Bortolotto, a pesquisa significa um alerta à existência de uma população com grandes chances de ter doenças cardiovasculares, por sua vez, podendo estar ligadas ao uso de estimulantes.

Fonte: Coração & Vida.

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …