Home / Efeito das Drogas / Cerca de 50% de motoristas profissionais já receberam ofertas de drogas no ambiente de trabalho.

Cerca de 50% de motoristas profissionais já receberam ofertas de drogas no ambiente de trabalho.

Em matéria veiculada pelo SBT em 16 de julho de 2017, uma pesquisa apontou que metade dos caminhoneiros já recebeu ofertas para usar drogas em pontos de parada e postos de combustíveis. Ações como essas são recorrentes nesses locais quando os motoristas precisam parar para reabastecer, comer ou simplesmente descansar.

“Às vezes, você chega a alguns postos, e o cara pergunta se você quer alguma coisa. Tenho um negocinho que você precisa para continuar a viagem”, afirma um caminhoneiro capixaba com 16 anos de estrada.

Na reportagem, ele também relata que os motoristas profissionais precisam correr contra o tempo se quiserem garantir o sustento do mês. “Você tem um prazo de 12 horas para entregar. Se por acaso acontecer alguma coisa na estrada que o faça atrasar, você perde no frete”. São em momentos como esse que alguns motoristas recorrem ao uso de drogas para se manterem acordados ou, ainda, para chegar mais rápido ao destino de origem.

Para a Confederação Nacional do Transporte, em pesquisa feita em 2016, essa realidade mostra que dos 1.066 entrevistados, 46% já responderam que foram abordados por pessoas que ofereceram drogas. O Ministério Público do Trabalho e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmaram, em testes, que 30% dos usuários de drogas carregam cargas em geral e 50% deles transportam cargas perecíveis. Por isso, é importante que os transportadores evitem o uso de entorpecentes e não coloquem em risco a vida deles e a de outras pessoas.

Os profissionais que são usuários de drogas tentam fugir do exame, para não perder sua CNH. O Exame Toxicológico é obrigatório pela Lei nº 13.103 e deve ser feito periodicamente. Com larga janela de detecção, o procedimento acusa a presença de substâncias psicoativas em um período retroativo a 90 dias, além de ajudar a minimizar o número de acidentes nas estradas e rodovias.

Se você precisa fazer o exame, conte com a LABET. Faça o seu com o melhor preço e o laudo mais rápido do mercado. Acesse: labet.com.br

Assista abaixo a matéria completa:

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

Conheças as multas mais comuns para motoristas de caminhão e saiba como evitá-las.

Regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as leis de trânsito têm como intuito promover …