Home / Geral / Cinco cuidados que os caminhoneiros devem ter ao dirigirem em serras.

Cinco cuidados que os caminhoneiros devem ter ao dirigirem em serras.

O percurso dos caminhoneiros muitas vezes é repleto de desafios. Mesmo para quem já está acostumado com a vida na estrada, é preciso redobrar a atenção em alguns trechos serranos. Vai descer a serra? Veja esses cuidados essenciais:

Desça com o veículo engrenado.

Não se arrisque a “dirigir na banguela”, já dizia uma famosa música brasileira. Além de ser uma manobra arriscada, pode causar acidentes gravíssimos. Dirigir com as marchas engrenadas mantém o controle do caminhão e aciona com mais eficiência o freio do motor.

Use o freio.

Se o seu veículo carrega uma carga pesada, usar o freio excessivamente pode elevar a temperatura do disco em até 400 graus. O calor na pastilha dos discos de freio afeta as funções mecânicas e diminui o atrito entre os dois componentes, interferindo na eficiência do freio.

É importante fazer uso do freio durante toda a viagem, para evitar o desgaste e a sobrecarga.

Manutenção preventiva sempre.

Para a sua segurança e a de outras pessoas, é importante fazer uma revisão antes de pegar a estrada, e checar todos os componentes e sistemas do veículo. Verifique também as condições dos freios e das pastilhas, e o estado dos pneus. Não se esqueça de conferir o funcionamento da parte mecânica, tais como, suspensão, motor, barra de direção, entre outros itens.

Mantenha uma distância segura dos veículos.

Em caso de descida em serras, a distância em relação a outros veículos deve ser ainda maior, principalmente se o caminhão estiver carregado de cargas pesadas. Assim, haverá espaço para fazer manobras de emergência ou frear o veículo totalmente.

Cuidado com as condições climáticas

A chuva e neblina estão presentes nas serras e podem atrapalhar o motorista enquanto ele dirige. Nesses casos, mantenha a atenção às sinalizações e reduza a velocidade. Se a chuva ou a neblina atrapalharem a visibilidade, procure um abrigo seguro e encoste o veículo em uma parada.

Existe mais um cuidado que os motoristas profissionais das categorias C, D e E precisam ter: fazer o Exame Toxicológico. Conhecido também por Exame do Cabelo, é um procedimento com larga janela de detecção, essencial para garantir mais segurança. E a LABET oferece o exame com uma condição especial e o melhor preço: em até 3x de R$ 98,33, com a coleta inclusa.

Fonte: Blog Iveco Deva

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

Conheças as multas mais comuns para motoristas de caminhão e saiba como evitá-las.

Regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as leis de trânsito têm como intuito promover …