Home / Geral / Condutas para um trânsito mais seguro.

Condutas para um trânsito mais seguro.

Ao conduzir um veículo, é necessário ter atenção a alguns fatores importantes que podem evitar acidentes nas vias e contribuir para um trânsito melhor. Veja alguns cuidados: 

Mantenha uma distância segura

Não fique tão próximo do veículo à sua frente. Mantenha distância suficiente caso seja preciso fazer uma parada brusca, evitando uma possível colisão.

Mantenha o controle

Tenha uma visão mais ampla e procure identificar situações que possam obrigá-lo a fazer manobras inesperadas ou paradas bruscas.

Planeje seu trajeto

Antes de sair de casa, defina sua rota e localize as entradas e saídas do seu percurso. Se tiver dúvida, pare em um lugar seguro e consulte um mapa.

Bebida e direção não combinam

Aqui permanece a máxima do “se beber, não dirija”. O álcool presente na corrente sanguínea diminui os reflexos, e reduz a percepção e a noção de perigo.

Use a sinalização corretamente

Sempre que necessário, faça uso da sinalização no tempo certo. Assim, os outros motoristas também conseguem se programar quando precisarem fazer algumas manobras.

Evite ultrapassagens arriscadas

Não faça ultrapassagens em locais proibidos ou que possuam pouca visibilidade. Ainda que o local permita esse tipo de manobra, verifique se as condições de tempo e espaço são suficientes para realizar essa ação.

Pare aos poucos

Paradas bruscas podem causar batidas. Ao mudar seu veículo de faixa ou pará-lo, reduza a velocidade lentamente. E, para evitar que algum carro fique colado atrás de você, dê passagem e siga tranquilamente.

Respeite os pedestres

O trânsito é de todos. Se houver pedestres atravessando a faixa, dê passagem. Em regiões perto de hospitais e escolas, ou que possuam intensa movimentação de pedestres, reduza a velocidade.

Fonte: Portal Vital

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …