Home / Geral / Conheças as multas mais comuns para motoristas de caminhão e saiba como evitá-las.

Conheças as multas mais comuns para motoristas de caminhão e saiba como evitá-las.

Regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as leis de trânsito têm como intuito promover uma maior segurança para motoristas e pedestres. Para os motoristas profissionais das categorias C, D e E, há uma legislação específica, que torna obrigatória a realização do Exame Toxicológico. Caso o condutor não tenha feito o exame, ele terá a sua habilitação apreendida, prejudicando, assim, o exercício da sua profissão. É importante respeitar a legislação e cumprir a lei, para chegar ao destino com segurança.

Veja abaixo as três multas mais comuns que você pode evitar:

Excesso de peso

A classificação desta multa varia de média a gravíssima, de acordo com o peso excedido. O transportador será responsável se ele não estiver portando o documento fiscal, ou caso não conste o peso da carga nesse documento, ou, também, quando houver mais de um remetente. Se o peso for menor do que o informado no documento fiscal, o embarcador será responsabilizado. Ambos são responsáveis quando o peso declarado é superior ao limite permitido por lei.

Farol quebrado em rodovias

A infração média geralmente acontece por causa da falta de manutenção preventiva e de atenção. Checar os faróis antes de pegar a estrada é simples, mas muitos motoristas se esquecem de fazer. É importante lembrar que o uso do farol baixo em rodovias é obrigatório, mesmo durante o dia.

Excesso de poluição

Embora não seja ligada a órgãos de trânsito, os valores são bastante altos, podendo ultrapassar 10 mil reais. Essa multa ambiental reforça a importância de manter os veículos em perfeitas condições, para que não poluam o meio ambiente.

Para ficar em dia com a lei, faça o seu Exame Toxicológico na LABET: www.labet.com.br

Fonte: 4truck

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

Caminhoneiro há pouco tempo? Veja estas dicas!

Quem começou na profissão há pouco tempo ainda está se adaptando ao mundo da estrada, …