O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a proposta do Ministério das Cidades, que tem como objetivo a inclusão da CNH-e, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica. O novo modelo passa a funcionar em 2018, mas não exclui o documento físico.
A CNH-e serve também como uma opção para os motoristas que costumam esquecer a carteira em casa. A identificação oficial será feita por meio de um aplicativo para smartphone, autenticado por QR Code ou certificado digital, e possui a mesma validade que o documento impresso.
“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, afirma Bruno Araújo, o ministro das Cidades.
Como faço para adquirir a CNH digital?
É simples. Basta se cadastrar no site do Detran, com o certificado digital, e ativar o cadastro por meio de um link enviado ao e-mail do motorista.
Será gerado um PIN (código) de segurança, que deverá ser informado toda vez que o usuário for acessar o documento.
Após a autenticação do Denatran, a CNH eletrônica é exportada para o aparelho. Caso perca o aparelho, é possível realizar o bloqueio do aplicativo.
Se você precisa de praticidade e vai aderir à CNH eletrônica, a LABET também oferece mais uma novidade: o pagamento expresso, sem boleto, com coleta imediata. Compre o seu Exame Toxicológico, escolha essa modalidade e receba um código por SMS para efetuar o pagamento em uma lotérica, sem a necessidade de impressão de boletos, e com a opção de realizar o exame logo após o pagamento.
Compre agora o seu exame em: www.labet.com.br
Fonte: Blog do Caminhoneiro