Home / Geral / CONTRAN suspende o uso de cadeirinhas em veículos escolares.

CONTRAN suspende o uso de cadeirinhas em veículos escolares.

O Conselho Nacional de Trânsito, Contran, barrou a decisão que exigia cadeirinhas em veículos que são utilizados para realizar o transporte escolar de crianças de até sete anos e meio de idade.

De acordo com o órgão, esta resolução levou em conta alguns fatores, sendo eles:

  • Dificuldades sociais, econômicas e técnicas para a adaptação dos veículos escolares.
  • Pouca oferta do mercado de sistemas de retenção apropriados para veículos que possuam cintos de segurança de dois pontos.

O órgão também afirma que são necessários alguns estudos para avalizar a adaptação de veículos escolares, que possam atender às necessidades desses sistemas de segurança.

A regra, aplicada a carros de passeio desde 2010, foi estendida também a veículos escolares em 2015, e previa que esses veículos utilizassem sistemas de segurança de acordo com a faixa etária dos estudantes. Com a variação de idade, era estipulado bebê-conforto para crianças de até 1 ano, e cadeirinhas para alunos entre um e quatro anos. Para crianças entre quatro e sete anos e meio, são utilizados assento de elevação.

Além disso, motoristas profissionais das categorias C, D e/ou E, como os motoristas de peruas escolares, precisam fazer o exame toxicológico obrigatório. Na LABET, o procedimento apresenta larga janela de detecção, é rápido, prático e possui o melhor preço: apenas R$ 295,00, com tudo incluso.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …