Home / Geral / Dia Internacional de Combate às Drogas: uma reflexão sobre o vício

Dia Internacional de Combate às Drogas: uma reflexão sobre o vício

O uso de drogas atravessa os tempos. É preciso refletir sobre o impacto desse grande mal e todas as consequências que ele causa à sociedade. Mas, afinal, o que são as drogas? São todos e quaisquer tipos de substâncias capazes de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.

Em razão disso, no dia 26 de junho (neste domingo) é realizado o Dia Internacional de Combate às Drogas. Um manifesto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em todo o mundo, com passeatas e eventos para promover a prevenção, o tratamento e a diminuição dos prejuízos causados pelas drogas. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos – o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas – usam drogas ilícitas.

Parte deste movimento trabalha em conversar e mostrar ao dependente químico os danos que o vício causa em sua vida, além de apresentar-lhe soluções viáveis. É de suma importância que o dependente esteja ciente de seu comportamento quando está sob o efeito da droga e as consequências que ela traz para si e para as demais pessoas.

Por isso, o Exame do Cabelo® é tão importante para os profissionais dessa área, pois é a única tecnologia capaz de detectar o uso constante de substâncias psicoativas consumidas em até 90 dias. O teste identifica hábitos e costumes em relação ao eventual consumo de drogas. Entre elas, maconha e derivados, cocaína e derivados, opiáceos, incluindo codeína, morfina e heroína, ecstasy (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina.

Faça a sua parte. Seja um exemplo. Viaje limpo. Proteja sua saúde e sua vida na estrada.

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …