Home / Geral / Dicas para evitar roubos de cargas.

Dicas para evitar roubos de cargas.

Uma preocupação comum para muitos caminhoneiros, a violência e o roubo de cargas tem se tornado algo constante em rodovias federais e estaduais pelo Brasil. Tanto que, segundo dados da NTC – Associação de Transporte de Cargas e Logísticas, o número de roubo de cargas no país aumentou em cerca de 30%.

Com sorte e alguns cuidados, você pode evitar este tipo de situação e prosseguir em segurança. Confira as dicas abaixo:

  1. Não dê carona

Para a sua segurança, evite oferecer carona a desconhecidos na beira da estrada. Além de não saber as reais intenções da pessoa que irá transportar, viajar sozinho, nestes casos, pode ser mais seguro.

  1. Não forneça detalhes sobre a sua carga

Caminhoneiros são como uma grande família e costumam ser solícitos uns com os outros. Mas nem por isso, você precisa revelar o conteúdo da sua carga. Não conte a terceiros sobre a carga que você transporta, ainda que a conversa pareça ser inofensiva.

3 . Verifique as condições do seu caminhão após as paradas

Atenção para o seu caminhão sempre que fizer uma parada. Caso vá abastecer, permaneça próximo ao frentista; se for trocar o óleo, fique de olho no mecânico; e, caso necessite remendar o pneu ou roda, fique próximo ao borracheiro.

  1. Viaje durante o dia

Viajar durante o dia costuma ser mais seguro. Isso porque, neste período fica mais difícil ser assaltado ou cair em emboscadas. Se não for possível viajar de durante o dia, procure fazê-lo em comboios ou com caminhões sempre próximos. Assim, você dificulta a ação de ladrões.

  1. Não reaja em caso de roubo

Em caso de assalto, não tente reagir. Bandidos dispõe de objetos cortantes e armas que podem ocasionar problemas a você. Por isso, saia do caminhão tranquilamente e deixe que os bandidos levem a carga, caso peçam.

Roubos de carga tem sido um fato preocupante em nosso país. Porém, ao seguir as dicas acima, você minimiza os efeitos de um possível assalto e, consequentemente, poupa problemas futuros.

Fonte: Blog Forlan Caminhões

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …