Home / Geral / Doze dicas para caminhoneiros terem mais segurança na estrada

Doze dicas para caminhoneiros terem mais segurança na estrada

Não importa o tipo de carga ou o tamanho do trajeto. Todo caminhoneiro precisa se preocupar com o seu transporte e, claro, com sua própria segurança. Por isso, é preciso ficar atento na estrada e ter certos cuidados para não surgir nenhum problema. Veja uma lista com 12 dicas essenciais para quem estiver dirigindo um caminhão de carga na estrada.

1 Respeite os limites de velocidade

Dirija sempre com segurança e mantenha sua velocidade, respeitando o limite requerido para não correr nenhum risco de acidente.

2 Sempre use o cinto de segurança

Um item que precisa ser sempre lembrado é o cinto de segurança, equipamento de primordial para deixar o caminhoneiro a salvo durante a sua viagem.

3 Dirija com as janelas fechadas

Apesar do vento no rosto deixar a viagem mais prazerosa, sua segurança é mais importante. Por isso, evite se expor com as janelas abertas, principalmente à noite.

4 Tenha sua viagem planejada

Não dê sorte ao azar. Não trafegue por vias desconhecidas e evite surpresas desagradáveis. Prefira sempre um caminho que você já conheça.

5 Não viaje em locais desconhecidos à noite

Ao definir os trajetos da sua viagem, dirija por rotas conhecidas à noite. Deixe para trafegar por vias desconhecidas quando estiver tudo iluminado pelo sol.

6 Avalie as condições do caminhão

O seu caminhão é tão importante quanto a carga que ele carrega. Por isso, é importantíssimo sempre colocá-lo em manutenção, quando necessário, para que você e ele possam viajar em perfeitas condições.

7 Não pare na estrada por causa do caminhão

Se o seu pneu furar ou o caminhão sofrer algum dano leve, é recomendado continuar dirigindo até que se possa parar em um local seguro.

8 Não fique parado em locais sem movimento e com pouca luz

A rota muitas vezes é perigosa, então nada de facilitar e parar em algum lugar deserto e arriscado.

9 Não fique parado dentro do caminhão

Da mesma forma, locais inapropriados podem trazer perigo para você. Parar o seu caminhão e permanecer dentro dele também pode ser arriscado. Afinal, enquanto você está ali, sua carga pode ser roubada.

10 Chame as autoridades competentes quando necessário

Fique de olho: muitos ladrões fingem acidentes para assaltar motoristas preocupados. Por isso, entre em contato com o SAMU (192) ou com a Polícia Rodoviária Federal (191) quando se deparar com um acidente ou obstáculo na estrada.

11 Nunca reaja a um assalto

A carga que você transporta é importante, mas sua vida sempre valerá mais. Sendo assim, como em qualquer outro caso de assalto, é importantíssimo que não se reaja, nem que se arrisque a sua própria vida.

12 Dirija saudável

Do que adianta transportar uma carga intacta se você está passando mal? Saiba das suas limitações, respeite o seu sono e a sua saúde.

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …