Home / Geral / Drogas e direção: uma combinação explosiva.

Drogas e direção: uma combinação explosiva.

Uma jornada intensa de trabalho e poucas horas de descanso são comuns na vida de caminhoneiros. E para vencer a exaustão e seguir rumo ao próximo frete, muitos deles têm recorrido a uma parceria nada amigável: as drogas.

Embora a princípio pareça ser um caminho fácil, a droga é uma das principais causadoras de acidentes, pois provoca sintomas adversos no condutor, que impactam o seu desempenho na estrada. A anfetamina (rebite), por exemplo, leva ao excesso de confiança, e essa sensação conduz a atitudes irresponsáveis ao volante, como mudanças de faixa sem sinalização, manobras arriscadas na aceleração ou frenagem, entre outras que colocam em risco a vida do condutor e dos pedestres.

No entanto, mesmo com a fiscalização constante, tem sido difícil combater o uso de drogas, pois ainda não há um aparelho que possa detectar substâncias ilegais no ato de abordagem do motorista. Em caso de suspeita, o motorista deve ser conduzido até a Delegacia de Polícia ou poderá ser encaminhado para o IML, onde irá realizar o teste de sangue, e só após a confirmação do laudo o policial poderá dar seguimento à ocorrência.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trata esses casos como infração administrativa, conforme o Artigo 165, que prevê multa gravíssima de R$ 1.915,40 e 7 pontos na CNH. Entre outras penalidades, o motorista é suspenso por 12 meses, e a sua carteira de habilitação é recolhida. Caso seja reincidente, a multa duplica de valor e chega a R$ 3.830,80. Ainda de acordo com o artigo 306 do CTB, o condutor também poderá ser submetido a uma detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a CNH.

Evite colocar a sua vida, a dos seus funcionários e a de terceiros em risco. Converse com a LABET e adote o EXAME DO CABELO®.

Fonte: Portal O Carreteiro.

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …