Home / Geral / Dúvidas sobre o Exame Toxicológico são recorrentes entre a categoria

Dúvidas sobre o Exame Toxicológico são recorrentes entre a categoria

As dúvidas dos empregadores e motoristas profissionais sobre a Lei 13.103/15 são muito comuns entre a categoria. Desde abril, a exigência – regulamentada pela Portaria 116/2015 do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) – obriga a realização do exame toxicológico. O teste chamado de Exame do Cabelo® passou a valer em duas etapas:

· motoristas profissionais – na emissão e renovação das CNHs C, D e E;
· empregadores – na pré-admissão, a cada dois anos e meio e na demissão de motoristas profissionais de cargas e passageiros, contratados no regime CLT.

Mas o que é, afinal, o Exame do Cabelo®?
É um exame de larga janela de detecção que analisa amostras de cabelo, pelos ou unha do motorista e averigua o uso de substâncias psicoativas em um período retroativo de 90 dias anteriores à coleta. O Exame do Cabelo® é a única tecnologia eficiente e capaz de detectar o uso dessas substâncias por um longo período. As substâncias detectadas são: maconha e derivados, cocaína e derivados, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína, “ecstasy” (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina.
Se preferir saber mais sobre o exame, confira nosso vídeo: youtu.be/7q796BHjui8
Uma das vantagens do Exame Toxicológico e motivo primordial para a exigência estar em vigor é a melhoria da segurança nas estradas. O diretor da Associação de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (AGSSO), Eduardo Missick, diz que é fundamental investir na segurança das estradas e que ela não vem sendo debatida e nem tratada da forma que precisa ser.
De acordo com a associação, em 2014, mais de mil caminhoneiros morreram nas estradas brasileiras por falta de condições de trabalho. Longas jornadas e exigências cada vez maiores em relação à agilidade para entrega das cargas são problemas recorrentes nessa categoria que levam a fatalidades.
Ainda segundo a AGSSO, pesquisas apontam que mais da metade dos motoristas de transporte de cargas que sofreram acidentes em rodovias fazia uso de drogas.
O Exame Toxicológico deve ser realizado apenas pelos laboratórios devidamente credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), como a LABET. Para comprar o Exame do Cabelo® e garantir o melhor preço do mercado, sem deixar de estar em dia com a legislação, acesse nosso site: www.labet.com.br

Fonte: Segs

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …