Home / Geral / Em menos de um mês, exames toxicológicos reprovam mais de 50 motoristas no Espírito Santo

Em menos de um mês, exames toxicológicos reprovam mais de 50 motoristas no Espírito Santo

Diante das obrigatoriedades, o Estado do Espírito Santo teve no primeiro mês com a exigência vigente 54 motoristas reprovados nos testes de aptidão física. Ao todo, 604 motoristas se submeteram ao exame nesses 30 dias para a renovação ou para adicionar categorias na carteira.

De acordo com o Diretor de Habilitação e Veículos do DETRAN, José Eduardo de Souza, um dos maiores motivos para a utilização de medicamentos psicoativos dentre os motoristas é a necessidade de trabalhar o máximo que puder com o melhor desempenho possível.

Os motoristas do Espírito Santo afirmam que é comum o uso de drogas nas vias e estradas, como o condutor Carlos Alexandre Freitas, de 41 anos, que atribui a utilização dessas substâncias em grande parte à excessiva carga horária de trabalho e à pressão imposta pelas empresas aos empregados.

Mesmo com as exigências para fazer o exame, motoristas estão se direcionando para estados onde os órgãos têm usado liminares, não precisando assim realizar o teste. Hoje, ao todo, dez estados estão sob efeito de liminar.

Para Rodolfo Rizzotto, pesquisador e coordenador do SOS Estradas, o fato de os motoristas burlarem a lei traz uma situação preocupante, à qual se deve dar a devida atenção.

“O problema dessas liminares é que elas promovem a migração de motoristas nas fronteiras. Um motorista que faz uso de drogas vai sair do Espírito Santo e renovar a CNH na Bahia ou em Minas Gerais, onde ele consegue a permissão sem passar pelo exame. Esses estados dão a possibilidade de continuar dirigindo a um motorista que é usuário de drogas. É uma licença para matar”, afirmou.

Não há estimativas do número real de quantos motoristas têm feito a migração entre estados, segundo o Diretor de Habilitação e Veículos, José Souza. Na visão do líder, só o exame não é o suficiente para impedir que os condutores ilegais continuem nas estradas, mas já um grande passo para a mudança.

Fonte: Portal G1.

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …