Home / Geral / Estudos mostram que o Exame Toxicológico ajudou a reduzir acidentes em 2016.

Estudos mostram que o Exame Toxicológico ajudou a reduzir acidentes em 2016.

O Exame Toxicológico, obrigatório desde março deste ano, tem como objetivo prevenir acidentes, e os resultados já começaram a aparecer. De acordo com o estudo do Instituto de Tecnologia para o Trânsito Seguro (ITTS) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de acidentes com caminhões foi reduzido em cerca de 38%, caindo de 18 mil para 11 mil, em relação ao mesmo período de 2015.

Desde que a Lei Federal nº 13.103/2015 entrou em vigor, cerca de 650 mil profissionais já fizeram o exame. No estado de Minas Gerais, foram identificados cerca de 800 condutores inaptos a renovar as suas habilitações nas categorias C, D e E. Assim, empresas passaram a detectar o uso de drogas e de outras substâncias ilícitas no momento da contratação.

Wagner Félix Soares, assessor da Divisão de Habilitação do Detran Minas, explica que “os níveis de reprovação mostram que muitos motoristas faziam uso de substâncias ilícitas, para dirigir durante mais tempo ou por outros motivos. Isso coloca em risco não apenas a vida do próprio condutor, como também das outras pessoas que transitam pelas estradas”.

Anteriormente, os motoristas mineiros passavam por dificuldades para realizar o exame, uma vez que contavam com poucos laboratórios credenciados pelo Detran, mas o problema já foi solucionado. E, para ajudar a sua empresa, a LABET conta com mais de 3 mil unidades de coleta distribuídas pelo Brasil. Clique aqui e veja o local mais próximo.

Fonte: Hoje em dia

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

Conheças as multas mais comuns para motoristas de caminhão e saiba como evitá-las.

Regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as leis de trânsito têm como intuito promover …