Home / Geral / Exame Toxicológico Para Empresas
Homem fazendo exame toxicológico

Exame Toxicológico Para Empresas

Segundo a lei nº 13.103, de 2 de março de 2016, agora é obrigatório a realização do exame toxicológico para empresas que possuem motoristas profissionais. Este exame será, por conta do empregador, na admissão, demissão e periodicamente. Tal periodicidade dos exames será estabelecida pelo Ministério do Trabalho de acordo com o risco da atividade e o tempo de exposição de cada motorista.

As empresas podem pedir o exame toxicológico?

Serão exigidos exames toxicológicos, previamente à admissão e por ocasião do desligamento, quando se tratar de motorista profissional, assegurados o direito à contraprova em caso de resultado positivo e a confidencialidade dos resultados dos respectivos exames.

O motorista pode ser admitido antes da realização o exame?

Não, desde março/2016 empregadores são obrigados a realizar os exames toxicológicos de seus motoristas na pré-admissão e também no desligamento.

É apenas facultado à empresa efetuar a admissão do trabalhador antes de obter o resultado do exame, sendo necessário, nesses casos, comprovação de que o submeteu ao exame, por exemplo, por meio de um protocolo (ou outro documento) do laboratório com previsão da entrega do resultado.

As empresas devem custear a realização dos exames toxicológicos?

Sim, os §6º e 7º do Art. 168 da CLT informam que o custeio da realização do exame toxicológico é obrigação do empregador na admissão, demissão e para a realização de exames periódicos.

Quais são as formas de pagamento? Os laboratórios aceitam cartão de crédito?

Na LABET Exames Toxicológicos, você tem a opção de fazer o pagamento com boleto bancário ou cartão de crédito. Mas, se você for comprar o seu Exame em uma das 3 mil unidades coletoras que fazem parte da rede LABET, fique atento, pois algumas dessas unidades somente aceitarão cartão de crédito como forma de pagamento.

Como é o exame toxicológico?

Serão coletadas pequenas amostras de cabelos ou pelos do corpo. Caso você não tenha o mínimo de 4 centímetros de cabelo da raiz até a ponta, será necessário que a coleta seja de pelos do corpo.

Para a realização dos exames são coletadas duas amostras com as seguintes finalidades:

a) para proceder ao exame completo, com triagem e exame confirmatório;
b) para armazenar no laboratório, por no mínimo 5 (cinco) anos, a fim de se dirimirem eventuais litígios.

Em caso de pouco pelo/cabelo, o motorista pode fazer exame de sangue/ urina/ saliva?

Não. Caso você seja portador de alguma doença que afete o crescimento de cabelos ou pelos pelo corpo, como Alopécia Universal (doença dermatológica), poderá solicitar, mediante comprovação médica, que o seu exame seja feito a partir de amostras das suas unhas.

Quanto tempo acusa o uso da droga?

O exame toxicológico possui janela de detecção mínima de 90 (noventa)dias. Quer dizer, ele faz uma análise retroativa de 90 dias, podendo se estender por até 180 dias.

Quais drogas são detectadas no exame?

O exame toxicológico é específico para substâncias psicoativas que causem dependência ou, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção. São elas:

  • maconha e derivados;
  • cocaína e derivados, incluindo crack e merla;
  • opiáceos, incluindo codeína, morfina e heroína;
  • anfetaminas e metanfetaminas;
  • “ecstasy” (MDMA e MDA);
  • anfepramona;
  • femproporex;
  • mazindol.

Qual o prazo de validade do laudo?

O laudo tem validade de 60 dias a partir da data da coleta.

Preciso agendar o exame?

Não é necessário agendar, após realizar a compra do exame toxicológico, basta comparecer na unidade coletora escolhida pelo empregador.

Quais laboratórios podem realizar o exame toxicológico?

O exame toxicológico somente poderá ser realizado por laboratórios acreditados pelo CAP-FDT – Acreditação forense para exames toxicológicos de larga janela de detecção do Colégio Americano de Patologia – ou por Acreditação concedida pelo INMETRO de acordo com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, com requisitos específicos que incluam integralmente as “Diretrizes sobre o Exame de Drogas em Cabelos e Pelos: Coleta e Análise” da Sociedade Brasileira de Toxicologia, além de requisitos adicionais de toxicologia forense reconhecidos internacionalmente.

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …