Home / FAQ

FAQ

Tire suas dúvidas e não corra riscos.
Entenda como funciona este processo e como realizar o Exame do Cabelo.

1 – Como posso comprar meu Exame do Cabelo LABET?
O motorista profissional pode adquirir on-line através do nosso site www.labet.com.br, ou na Unidade Coletora de sua preferência.

2 – Após a compra, qual é o prazo para realizar o Exame do Cabelo LABET?
O motorista profissional terá 90 dias para realizar o seu Exame do Cabelo.

3 – Onde fazer o Exame do Cabelo?
Quando o motorista profissional for fazer a compra do exame, primeiramente, ele terá que escolher a unidade coletora onde gostaria de realizar o seu exame. Para isso, deverá escolher o estado, cidade e bairro de sua preferência.

4 – É possível saber onde posso realizar meu exame antes da compra?
Sim. O motorista profissional pode fazer a consulta de toda a nossa rede de coleta no menu superior do nosso site clicando na aba “Rede de Coleta”.

5 – Preciso agendar o Exame do Cabelo LABET?
Não há necessidade. Após a compra, basta o motorista profissional comparecer à unidade coletora escolhida na hora da compra.

6 – Posso alterar o endereço escolhido para realizar o Exame do Cabelo LABET após a compra realizada?
Sim, o motorista profissional poderá solicitar o cancelamento do pedido através do SAC e realizar nova compra.

7 – Quais são as formas de pagamento para o Exame do Cabelo LABET?
O motorista profissional tem a opção de fazer o pagamento com boleto bancário ou cartão de crédito. Se quiser realizar a compra na Unidade Coletora de sua preferência, ele terá como opção de pagamento apenas o cartão de crédito.

8 – Qual o prazo de validade do boleto bancário do Exame do Cabelo LABET?
Cinco dias corridos.

9 – Posso pagar o boleto com cheque o Exame do Cabelo LABET?
Sim. Porém o motorista deverá esperar o crédito na conta da LABET.

10 – Posso acompanhar o andamento do Exame do Cabelo LABET?
Sim. O motorista será avisado por SMS sobre as principais etapas de seu exame e, quando o mesmo estiver finalizado, poderá visualizar o laudo em nosso site utilizando o login e a senha que serão enviados pela LABET.

11 – Quais são as drogas testadas no Exame do Cabelo LABET?
As substâncias testadas serão cocaína, anfetaminas, maconha e opiáceos.

12 – O Exame do Cabelo também testará álcool?
Não será testada concentração de álcool no cabelo do motorista profissional.

13 – Existe a possibilidade de um resultado “falso positivo” no Exame do Cabelo?
Em hipótese nenhuma haverá resultado “falso positivo”. Todos os resultados positivos são confirmados através de uma amostra do cabelo ou pelo do motorista profissional previamente separada para a contraprova.

14 – Existe a possibilidade de um resultado dar positivo em consequência de uso de algum medicamento?
Existe esta possibilidade, porém, no momento da compra do exame, o motorista deverá informar se está tomando algum tipo de medicamento para algumas doenças que estarão especificadas. Após o laudo do exame ficar pronto e com ele em mãos, ele deverá comparecer à entidade de medicina de tráfego credenciada pelo DETRAN do seu estado para realizar o exame médico. Lá, o motorista profissional apresentará o laudo e a prescrição médica para que o médico possa dar o seu diagnóstico e considerá-lo apto ou inapto.

15 – O motorista profissional é obrigado a autorizar a divulgação do resultado do seu exame?
Não. Caso o motorista profissional não queira autorizar ele receberá o laudo impresso no endereço escolhido durante o processo de compra do exame e poderá apresentá-lo pessoalmente ao médico de medicina de tráfego no momento do seu exame médico.

16 – Caso o motorista receba em seu endereço eletrônico um laudo positivo o que ele deve fazer?
Sugerimos que o motorista profissional procure um médico para que o mesmo possa interpretar o laudo e fornecer as devidas orientações.

17 – Caso o motorista profissional autorize a inclusão do resultado do exame na base de dados do RENACH e o resultado der positivo, o que vai acontecer?
Pela legislação em vigor, o motorista profissional deverá comparecer a uma unidade de medicina de tráfego credenciada pelo DETRAN emissor da sua CNH para apresentar o seu laudo ao médico responsável. O diagnóstico de aptidão será sempre do médico credenciado.