Home / Geral / Lei do Farol aponta redução em acidentes em apenas um mês de vigência

Lei do Farol aponta redução em acidentes em apenas um mês de vigência

A Lei 13.290, conhecida como Lei do Farol, orienta que o condutor deverá manter acesos os faróis do veículo, utilizando a luz baixa, durante os períodos noturnos e diurnos durante o dia nos túneis e em rodovias.

Embora seja recente, a lei já tem começado a surtir efeito positivo nas estradas. Se compararmos o número de colisões frontais ocorridas em 2015 com 2016, compreendendo o mesmo período de julho a agosto, tivemos uma redução de 183 para 117 acidentes, ou seja, 36% de queda.

Alguns motoristas, no entanto, ainda não se adaptaram a lei. Recentemente, um levantamento da Polícia Rodoviária Federal constatou que, mais de 120 mil motoristas obtiveram multas da Lei do Farol, número este corresponde às estradas federais.

Como medida, algumas concessionárias de São Paulo iniciaram uma campanha para alertar os condutores em diversos trechos. Vale lembrar que a multa acresce 4 pontos na CNH e custa R$ 85, sendo que o seu valor em novembro passará a ser R$ 130 para todos aqueles que cometerem este tipo de infração.

Fonte: G1

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …