Home / Entrevista / Matéria divulgada pelo Fantástico revela que um em cada três caminhoneiros usa drogas

Matéria divulgada pelo Fantástico revela que um em cada três caminhoneiros usa drogas

No dia 22 de novembro de 2015 foi ao ar uma matéria no Fantástico, programa da Rede Globo de Televisão, mostrando uma pesquisa realizada entre motoristas de todo o Brasil. Durante um mês, a produção do programa ouviu depoimentos de motoristas profissionais nas estradas do Brasil. Muitos deles admitiram o uso de drogas como meio de se manterem acordados e garantirem o menor tempo nas entregas.

Por decisão do Ministério do Trabalho, a realização do Exame Toxicológico será obrigatória no momento da contratação de condutores das categorias C, D e E, a partir de março de 2016. Para obter o laudo toxicológico, a queratina do fio de cabelo ou pelo é extraída e exposta a reagentes químicos que detectam o uso de substâncias psicoativas utilizadas até 90 dias antes da coleta.

O Exame do Cabelo, aplicado pela primeira vez no Brasil, revelou que 34% dos condutores de caminhão usam drogas. Ainda de acordo com a reportagem, a cocaína é a principal substância utilizada, apresentado um índice de 73% dos resultados positivos e superando o Rebite (anfetamina), que esteve presente em 18% dos casos analisados.
Veja a reportagem na íntegra

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

Alberto_Angerami_Bom_dia_Brasil

Presidente do DENATRAN critica a atitude dos DETRANS em não aderir aos exames

Foi ao ar no último dia 10 de março uma reportagem feita pela equipe do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *