Home / Geral / Novos requisitos do CONTRAN para carrocerias de madeira entram em vigor.

Novos requisitos do CONTRAN para carrocerias de madeira entram em vigor.

A Resolução nº 631/2016, do Contran, fez a sua segunda alteração em um ano e passou a estabelecer novas diretrizes para a construção e a utilização de carrocerias de madeira no transporte rodoviário de cargas.

As primeiras mudanças aconteceram em setembro de 2015, com a Resolução nº 552/2015, do Contran, que criou regras para a amarração de cargas e requisitos para as carrocerias. Porém, essa medida do Contran prejudicava as carrocerias de madeira, uma vez que proibia a amarração em pontos feitos de madeira, mesmo sendo metálicos, caso fossem afixados nesse tipo de carroceria.

Para facilitar a vida dos caminhoneiros, em março ocorreu uma nova mudança, e entrou em vigor a Resolução nº 588/2016. De acordo com o que foi publicado, tornou-se obrigatório chassis e travessas metálicas nas novas carrocerias de madeira.

A nova Resolução, apresentada em novembro, dispensa o uso de travessas e chassis metálicos em novas carrocerias. Com isso, elas deverão ser feitas com madeira de alta densidade e alta resistência, além de contarem com fixadores metálicos de perfil U, que sejam resistentes às forças solicitadas.

Fique atento, pois os requisitos para as novas carrocerias de madeira passarão a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2017. Clique e leia na íntegra: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=71&data=01/12/2016

É importante lembrar que os motoristas profissionais das categorias C, D e E devem fazer o Exame Toxicológico obrigatório. Com larga janela de detecção, o Exame do Cabelo pode ser feito na LABET, com o melhor preço: apenas R$ 295,00 com tudo incluso.

Fonte: Caminhões e Carretas

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

Conheças as multas mais comuns para motoristas de caminhão e saiba como evitá-las.

Regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as leis de trânsito têm como intuito promover …