Home / Entrevista / “O Brasil é líder no mundo industrial por tomar passos tão importantes como esse”, diz Diretor Executivo da Trucking Alliance.

“O Brasil é líder no mundo industrial por tomar passos tão importantes como esse”, diz Diretor Executivo da Trucking Alliance.

Em depoimento para um vídeo exibido no Evento “Por um Trânsito Livre de Drogas”, promovido pela Folha de São Paulo em parceria com o ITTS – Instituto de Tecnologias para o Trânsito Seguro, realizado em junho, deste ano de 2016, Lane Kidd – Diretor Executivo da Trucking Alliance, nos EUA, elogia a implementação do Exame do Cabelo na Legislação Brasileira.

Assista ao vídeo em que Lane fala sobre experiências com empresas de transporte de carga dos EUA, que já utilizam o Exame do Cabelo há alguns anos, mas que foi percorrido um longo caminho até chegar a este feito.

O diretor da Tricking Alliance conta como persuadiram o Congresso Americano a reconhecer o teste do cabelo (como chamavam) como uma alternativa apropriada ao teste de urina. Desde o final dos anos 80, os exames de urina eram exigidos para motoristas de caminhão. Mas comprovaram que era comum burlar o exame. Graves acidentes continuavam a acontecer nas estradas americanas, mesmo com a realização do exame de urina.

Grandes e catastróficos acidentes significaram grandes perdas para a empresa em questões de responsabilidade civil e relacionadas à seguro.

O Exame do Cabelo era comum em outras indústrias e nunca havia sido usado nas empresas até uma empresa do ramo ser impactada com acidentes graves e resolveu agir para mudar este cenário e passou a obrigar a seus motoristas a realizar o Exame do Cabelo. Ter funcionários livres de drogas garantia que as rodovias, pelo menos em relação ao que competia a ela, estavam seguras.

Lane fala como a exigência da Lei para a realização do exame foi uma grande conquista para os EUA e parabeniza o Brasil pelo pioneirismo na legislação. “É isso que o Brasil fez, antes dos Estados Unidos. Quero dar meus parabéns ao Congresso Brasileiro e aos membros progressistas dessa indústria, que agora irá exigir que todos os caminhoneiros sejam testados pelo cabelo”, diz o diretor executivo, que termina o vídeo com mais um elogio: “O Brasil agora é líder no mundo industrial por tomar passos tão importantes como esse. Garantir que sua indústria irá operar livre de drogas é uma conquista que merece ser aplaudida”.

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …