Home / Geral / Pokémon Go: cuidado para não se distrair no trânsito.

Pokémon Go: cuidado para não se distrair no trânsito.

Um dado divulgado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN) aponta que o uso de celulares, tanto por pedestres quanto por motoristas, aumenta cerca de 400% o risco de acidentes.

Pensando nisso, é inegável a preocupação com o lançamento de um jogo que ganhou as ruas: o Pokémon Go. Com um grande número de adeptos, o aplicativo que virou febre, embora divertido, pode causar acidentes de trânsito. Como ele proporciona a tecnologia de realidade aumentada e geolocalização, algumas pessoas aproveitam a pausa no semáforo ou quando estão dirigindo, para caçar pokémons pelo caminho, uma vez que a distância é fator importante no jogo.

Entretanto, mesmo com toda a facilidade que os smartphones oferecem, cabe lembrar que um pequeno descuido pode ser fatal. Por isso, Alessandro Rubio, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil), alerta sobre alguns tipos de distração no trânsito:

Distração interna – Podemos considerar essa ação quando o motorista está atento a um objeto ou ao espaço localizado na parte de dentro do carro.

Distração externa – De forma intuitiva, o condutor atenta para paisagens, para a leitura de placas ou outra coisa que esteja ao redor do veículo.

Desatenção – Quando a pessoa está com o pensamento distante (nas dívidas, problemas pessoais ou, então, em aplicativos e jogos de celulares, por exemplo).

Além dos fatores citados acima, a velocidade do tráfego, as condições da via, a região e os carros próximos também podem agravar a situação. Por isso, dirija com cuidado e mantenha atenção naquilo que importa: na sua vida e na vida das pessoas que o cercam.

Fonte: Revista Caminhoneiro

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …