Home / Lei / Projeto de lei em aprovação propõe o uso do cinto de segurança para acionar veículos

Projeto de lei em aprovação propõe o uso do cinto de segurança para acionar veículos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a falta de uso do cinto de segurança como o principal fator de risco de ferimentos e mortes entre as pessoas que ocupam um veículo. Um item indispensável, o cinto reduz em até 50% o risco de ferimentos fatais entre motoristas e passageiros do banco dianteiro, e em até 75% entre passageiros do banco traseiro.

No Brasil, o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 457/2015, que está em vias de votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), tem como objetivo criar um mecanismo que permita que os veículos sejam acionados apenas se todos os passageiros estiverem com o cinto de segurança. Criado pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS), a proposta não se aplica aos veículos de exportação e veículos de passageiros com mais de dez lugares. A medida visa melhorar a segurança de motoristas e passageiros, especialmente nas rodovias. Vale lembrar que, por se tratar de um projeto de lei, é necessário que ele seja votado e aprovado, para poder entrar em vigor.

Favorável à proposta, o senador Dário Berger acredita que esse projeto de lei tem como intuito proteger a vida e evitar os riscos de morte ou lesão. Ele também sugere que o projeto tenha um prazo de dois anos para que entre em vigor. Assim, as montadoras teriam tempo para se adaptar à nova regra.

O governo federal vem tomando medidas de segurança para evitar acidentes nas estradas brasileiras – além das atualizações no Código de Trânsito Brasileiro, há medidas para diferentes categorias. Por exemplo, motoristas profissionais das categorias C, D e E devem realizar o Exame Toxicológico, também chamado de Exame do Cabelo, para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse procedimento, que possui larga janela de detecção, tem como finalidade diminuir o uso de drogas nas estradas. E você? Já fez o seu? É possível realizar a compra online direto no site da LABET, com o melhor preço e já com a coleta inclusa.

Saiba mais em: http://labet.com.br/

Fonte: Caminhões e Carretas

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

Exame Toxicológico é obrigatório em todo Brasil

Desde o dia 10 de abril, o Exame Toxicológico passou a ser obrigatório em todo …