Home / Geral / Quais veículos precisam passar pela área de pesagem?

Quais veículos precisam passar pela área de pesagem?

O Art. 5º da Resolução Contran nº 459/2013, que dispõe sobre a fiscalização do peso e das dimensões dos veículos, condiciona que veículos com 3.500 quilogramas ou mais de PBT entrem nas áreas de pesagem. Considerados “veículos pesados”, ônibus, micro-ônibus, caminhões, caminhões-tratores, tratores de rodas, tratores mistos, chassi-plataforma, reboques ou semirreboques podem adentrar essa área.

Vale lembrar também que, de acordo com a Resolução nº 290/08 do Contran, caminhão é um veículo automotor destinado ao transporte de carga, que deve conter acima de 3.500 quilogramas. Esse meio de transporte pode tracionar ou arrastar outro carro, desde que sua capacidade máxima de tração seja compatível.

É importante que a área de pesagem sempre seja sinalizada. Esses locais precisam ter a placa de sinalização da norma R-24b e a informação “Veículos pesados” em placa adicional ou incorporada.

Fique atento às leis e verifique sempre quando é necessário entrar nas áreas de pesagem. Esteja em dia com as documentações e os procedimentos para rodar com o seu caminhão na estrada. Se você possui uma empresa transportadora ou é profissional autônomo, realize o exame toxicológico. Conhecido também por Exame do Cabelo, ele conta com larga janela de detecção e pode ser comprado online no site da LABET com o melhor preço: apenas R$ 295,00, com tudo incluso.

Saiba mais em: http://labet.com.br/

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …