Home / Geral / Rastreadores: um equipamento necessário para a segurança da carga.

Rastreadores: um equipamento necessário para a segurança da carga.

Para aumentar a segurança da frota e de suas cargas, as empresas têm recorrido cada vez mais aos rastreadores. De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública de SP, no primeiro semestre de 2016 foi registrado um aumento de 9% em roubos de carga no Estado, comparado ao ano de 2015.

Conheça alguns equipamentos e veja qual deles é o mais adequado para os veículos da sua empresa:

Rastreadores para caminhões de carga fria

Diferente da carga seca, a refrigerada necessita de alguns cuidados especiais. Para atender a essa demanda, os rastreadores possuem integração com o sensor de temperatura, para fornecer a temperatura exata do baú frigorífico. Assim, além de assegurar a qualidade no transporte, é possível ter um controle preciso do material transportado.

Rastreamento e controle do veículo

GSM/GPS: é um sistema utilizado em larga escala, em operações de rastreamento. Por meio de um SIM CARD inserido dentro de um módulo, é possível acompanhar o veículo pela internet e obter a sua localização exata. Nesse sistema, toda a comunicação é feita por meio da rede de antenas de celular.

RF/GPS: é a tecnologia com o menor custo de todas.

O aparelho localiza o veículo por meio de radiofrequência e mostra a posição aproximada. Ele também consegue detectar os “jammers”, aparelhos que cortam a comunicação e inibem o sinal de GSM/GPRS.

Satelital: o sistema se comunica diretamente com os satélites em órbita, sem ter que passar por antenas. É uma opção indicada para veículos que estejam em áreas de sombras da cobertura GSM e que não podem ficar sem monitoramento.

Posicionamento

GPS: atualizam em tempo real a posição do veículo, por meio de satélites em órbita ao redor da Terra.

Quais desses equipamentos você utiliza em sua frota?

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …