Home / Geral / Rebite: o perigo das estradas.

Rebite: o perigo das estradas.

Conhecido também como “bolinha”, o rebite é uma droga usada por alguns caminhoneiros que buscam uma maneira de cumprir prazos apertados e, assim, dirigir por horas sem ter o sono interrompido.

A droga, que a princípio parece uma solução fácil, na verdade pode trazer danos irreversíveis à saúde do motorista, além de causar dependência química.

Como ela age?

Também chamada de anfetamina, a substância atua no sistema nervoso central como um estimulante. O cérebro trabalha mais rápido e consegue realizar uma tarefa por mais tempo, o que transmite a falsa sensação de diminuição da fadiga e do sono, além de causar a perda do apetite e o aumento da capacidade física e mental.

Efeitos provocados pelo rebite

Entre os principais efeitos causados pelo consumo da droga estão: dilatação das pupilas, dor de cabeça, tontura, aumento do batimento cardíaco e da pressão arterial, nariz e boca ressecados, perda de peso, desnutrição, ansiedade, problemas gástricos, inquietação motora, sensações de pânico, lesões irreversíveis no cérebro, visão desfocada e confusão de pensamento.

Na estrada, além do rebite, também são utilizadas outras drogas que podem prejudicar o desempenho do motorista durante o trajeto. Atualmente, o Brasil está entre os países com mais mortes no trânsito no mundo. Por isso, o Exame Toxicológico é tão importante na prevenção de acidentes.

Somente neste primeiro ano de implantação do exame, foram mais de 1 milhão de motoristas testados, e já se pode perceber uma redução dos acidentes nas estradas. Acesse o site da LABET e saiba mais sobre o Exame Toxicológico: labet.com.br

Fonte: O Carreteiro
http://www.ocarreteiro.com.br/rebite-confira-os-efeitos-provocados-pela-substancia/

Sobre: Hélder Silva

Veja também

Conheças as multas mais comuns para motoristas de caminhão e saiba como evitá-las.

Regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as leis de trânsito têm como intuito promover …