Home / Efeito das Drogas / Rebite: um mal comum nas estradas

Rebite: um mal comum nas estradas

Conhecido também por bolinha, o rebite é uma droga sintética classificada como anfetamina. Utilizada por alguns caminhoneiros com o objetivo de ficar acordado, esta substância atua no sistema nervoso central e acelera o ritmo do usuário. Assim, a pessoa consegue dirigir mais tempo que o normal, sem se cansar.

No entanto, o efeito dura apenas algumas horas e, para manter o resultado desejado, são necessárias doses maiores. Ou seja, quem utiliza a “bolinha” cria uma dependência contínua, que pode iniciar com 1 a 2 comprimidos e chegar a mais de 20 comprimidos diários.

Mas quais os danos causados pelo rebite? Seu uso acarreta em alterações fisiológica e comportamentais, que variam de acordo com a dosagem. Em pequenas quantidades, podemos destacar como efeitos a fala rápida, taquicardia, dilatação dos olhos, insônia e perda de apetite.  Ao consumir mais, apresentam quadros como distúrbios gastrintestinais, agressão, irritabilidade, aumento da pressão arterial, impotência sexual, diminuição do desejo sexual (libido), síndrome de perseguição, paranoia e alucinações.

Embora, o caminhoneiro tenha uma vida corrida e muitas vezes tenha pouco tempo para descanso, é importante buscar tratamento adequado. Esta atitude é necessária, uma vez que o rebite causa dependência, além de problemas cardiovasculares e danos permanentes nas células do cérebro.

Texto original escrito por Jeferson Machado Santos.
CRF-SE: 658.
Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe – UFS.
Habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe – UFS.
Especialista em Administração de Empresas pela FIJ-RJ.
Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela Uninter-IBPEX.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Sobre: Exame do Cabelo

Veja também

caminhoneiros-uso-de-drogas-maior-risco-de-acidentes

Caminhoneiros sob efeito de drogas aumentam riscos de acidentes.

O exame antidrogas que poderia atuar na prevenção de problemas entre caminhoneiros foi adiado pela …