Home / Geral / As regras para transporte de produtos perigosos vão mudar. Fique ligado!

As regras para transporte de produtos perigosos vão mudar. Fique ligado!

Começam a vigorar em julho as novas regras para o transporte de produtos perigosos, dispostas na resolução 5.232/2016 da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Para Andrei Rodrigues, coordenador substituto de Fiscalização Especial da agência, essas mudanças, comparadas às da resolução anterior (420/2004), trazem novas considerações sobre produtos perigosos. “A indústria química criou novos produtos que não constam na resolução mais antiga”, ressalta. Para ele, o novo texto está de acordo com as principais recomendações da ONU (Organização das Nações Unidas).

Podem ser classificados como produtos perigosos todos aqueles que apresentam risco à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública, sejam eles produzidos por qualquer processo ou encontrados na natureza. Entre as principais mudanças com a nova resolução estão as exigências sobre embalagens e as alterações em nomenclaturas. Vale ressaltar que, para o transporte desse tipo de carga, é necessário atender às normas da ANTT, no que diz respeito a adequação, marcação e rotulagem de embalagens, documentação e sinalização das unidades de transporte.

O transporte de produtos perigosos é regulamentado também pela resolução 3.665/2011, da ANTT. O não cumprimento das normas pode gerar multas que variam de R$ 400,00 a R$ 1.000,00, de acordo com a infração indicada. Por isso, é importante ficar atento, para estar sempre em dia com a lei.

Se você é motorista profissional e cuida para que a sua habilitação esteja sempre em conformidade, faça o seu Exame Toxicológico com a LABET:  labet.com.br/

Fonte: 4truck

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …