Home / Geral / Transposul aborda questão dos exames toxicológicos

Transposul aborda questão dos exames toxicológicos

A Transposul, Feira e Congresso de Transporte e Logística, que está acontecendo no Rio Grande do Sul, desde ontem e vai até amanhã, 14/07, é conhecida por gerar negócios e tratar de tópicos importantes para o setor. No primeiro dia do evento, foi abordado o assunto de exames toxicológicos para motoristas profissionais.

A LABET está presente no evento compartilhando o estande com o Instituto de Tecnologias para o Trânsito Seguro (ITTS), para disponibilizar informações e tirar dúvidas sobre o Exame do Cabelo. Além de informações sobre os testes, o visitante pode experimentar o simulador da condução de um caminhão. A ideia é levar o caminhão de maneira segura, até a sua base. O participante vai perdendo pontos quando acontecem incidentes, como a saída de veículos da pista.

transposul-labet (5)
Foto: Guilherme Gargioni

 

Desde março de 2016, quando o teste passou a ser obrigatório para motoristas das categorias C, D e E, a LABET organizou uma rede de coleta com 263 pontos no Rio Grande do Sul para atender os condutores, e atualmente possui mais de 2 mil unidades espalhadas pelo Brasil

O coordenador do SOS Estradas (Programa de Segurança nas Estradas) e autor do estudo “As drogas e os motoristas profissionais”, Rodolfo Rizzotto, defende que os exames são fundamentais para a segurança pública e no trânsito.

Rizzotto salienta que o motorista profissional, quando faz uso de drogas, é para aguentar a jornada de trabalho, e não por diversão. “São trabalhadores, não pessoas que estão na farra usando drogas”, reitera. O integrante do SOS Estradas acrescenta que, em consequência do consumo, o motorista começa a lidar com traficantes. Posteriormente, muito desses profissionais acabam auxiliando em delitos, como roubos de cargas, contrabando e o transporte de drogas. O exame é aplicado nos EUA há 30 anos.

Veja mais sobre a feira na íntegra da matéria.

 

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …