Home / Geral / Treze dicas para melhorar sua direção defensiva

Treze dicas para melhorar sua direção defensiva

A LABET, como laboratório que visa a melhoria da segurança nas estradas, se importa com os fatores que podem interferir no bem-estar de todos. E quando falamos em dirigir, qualquer erro pode ser fatal. Por isso, é sempre aconselhada uma direção defensiva. Isto é, que o motorista fique atento ao trânsito, dirija com cautela e respeite as leis da via. Como o trânsito exige disposição e atenção, é crucial que o motorista esteja em boas condições de saúde, não dirija sobre efeito de drogas e se alimente corretamente.

Para alertar os motoristas em relação à prevenção de acidentes, listamos algumas dicas importantes.

1 Use sempre o cinto de segurança

O cinto de segurança é o meio mais seguro de salvar a vida do motorista e dos demais passageiros. Vale lembrar que é um item de uso obrigatório.

2 Se beber, não dirija

O álcool diminui a percepção do perigo, retarda os reflexos e provoca sonolência. Uma combinação nem um pouco amigável para quem está no volante.

3 Respeite o limite de velocidade

É preciso respeitar os limites de velocidade sempre. Então, não acelere mais do que o permitido.

4 Mantenha as duas mãos no volante

É quase imperceptível, mas dirigir com apenas uma das mãos é um hábito bastante perigoso. Qualquer descuido pode levar à perda de controle do veículo. Por isso, é necessário que as duas mãos estejam no volante.

5 Não pegue objetos enquanto dirige

Pegar objetos dentro do veículo enquanto o carro está em movimento é um erro que pode causar acidentes gravíssimos. É importante que o motorista mantenha seus olhos na estrada.

6 Não use o celular enquanto dirige

O assunto é semelhante, mas precisa ser ressaltado. Atender, digitar ou falar ao telefone celular no veículo reduz a concentração do condutor. Mesmo utilizando o telefone no viva-voz, a atenção diminui. Por isso, se tiver uma ligação importante para fazer, é recomendado estacionar primeiro para então dar a devida atenção ao telefonema.

7 Sinalize quando mudar de faixa

Mudar de faixa sem ligar a seta, além de desrespeitar o trânsito, pode gerar acidentes. Por isso, o condutor deve usar as setas de sinalização e dirigir com calma, deixando espaço para imprevistos.

8 Mantenha distância do veículo mais próximo

É importante manter uma distância mínima de dois metros dos outros carros na via. Essa ação simples previne contra colisões traseiras e outros acidentes.

9 Não pegue a estrada cansado ou com sono

Todo motorista que decide pegar a estrada com sono ou cansaço está correndo um sério risco à sua direção. É necessário estar ligado e atento para dirigir!

10 Cuidado com o emocional

Dirigir muitas vezes é bom para arejar a cabeça, mas atenção para perturbações emocionais, como ansiedade, irritação ou medo. É vital que o condutor esteja concentrado na direção do veículo.

11 Dirija devagar na chuva

Quando chove, as pistas ficam mais escorregadias, fica mais difícil enxergar e o próprio veículo se comporta de maneira completamente diferente. Por isso, o condutor precisa dirigir com a velocidade reduzida.

12 Atenção na pista

Dirigir sem prestar atenção é sinônimo de perigo na estrada. É necessária toda atenção e cuidado nas curvas, larguras das vias, número de faixas, acostamento, tipos de pavimentação e lombadas na pista.

13 Revise seu veículo quando necessário

O motorista que dirige com seu veículo em perfeito estado é um motorista mais seguro. Detalhes que parecem pequenos, como pneu gasto, para-brisa com defeito e folga na direção, podem gerar acidentes gravíssimos. Então, todo cuidado é pouco!

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …