Home / Geral / Vai pegar a estrada? Descubra 10 coisas que todo motorista de carro deve saber sobre os caminhões.

Vai pegar a estrada? Descubra 10 coisas que todo motorista de carro deve saber sobre os caminhões.

Separamos algumas dicas essenciais para você, motorista de carro, que vai viajar e encarar o trecho de rodovia. Atenção para elas:

Caminhões são mais lentos

A velocidade permitida por lei para um caminhoneiro é de 90 km/h, enquanto que, para um carro, a velocidade é de 120 km/h. Caso o motorista faça uma ultrapassagem, não poderá exceder o limite permitido. Por isso, tenha paciência, pois esse profissional está dirigindo corretamente e evitando colocar a vida de todos em risco.

Possuem menos agilidade

São maiores, e isso interfere diretamente na sua agilidade. Assim, se um caminhoneiro manobrar à sua frente, não aumente a velocidade, para impedir que ele continue. Seja paciente e aguarde que ele termine a manobra, para seguir a sua viagem tranquilamente.

São mais altos

Devido à sua altura, a faixa da direita pode ser um problema, pois as árvores presentes na lateral da pista nem sempre são podadas corretamente. E, por isso, algumas vezes eles necessitam recorrer à faixa do meio. Ou seja, se um caminhoneiro invadir a faixa central, não o julgue sem verificar a situação.

Os caminhões sentem mais os buracos da via

Mais um motivo para fugir às vezes da faixa da direita. Além de geralmente ser mais irregular, por vezes pode apresentar pedaços de outros veículos no acostamento, entre outras coisas. 

São mais lentos na subida

Os caminhões tendem a perder até 50% da velocidade em uma subida. Se for enfrentar uma subida logo adiante, saia de trás do caminhão ou diminua a sua velocidade, evitando batidas traseiras ou colisões laterais.

Possuem mais pontos cegos

Quanto maior o veículo, mais pontos cegos ele tem. Aqui vale a máxima de que se você vê o condutor do caminhão, ele também consegue ver você. Evite colar na traseira do caminhão e mantenha uma distância segura do veículo.

Precisam de mais espaço para frear

Enquanto um veículo comum precisa de mais ou menos 40 metros para frear, um caminhão com 40 toneladas de carga precisa de 98 metros. Em veículos com 60 toneladas de carga, a distância aumenta para 108 metros.

Enxerga mais longe

Se você pediu passagem com a seta para a esquerda e o motorista de caminhão respondeu com a sinalização para o mesmo lado, significa que ele está sinalizando a presença de veículo na direção contrária e que há perigo de colisão. 

Provavelmente está na estrada há horas 

O caminhoneiro dirige por horas sob pressão, tem que cumprir horários, são desrespeitados em algumas situações, além de estarem longe da família. Tenha respeito com o motorista de caminhão e evite provocá-lo. 

Ele transporta a mercadoria que você vai usar 

Esse profissional é responsável por transportar alimentos, roupas e itens essenciais para o seu dia a dia. Não atrase a vida do caminhoneiro e evite acidentes com esse motorista.

A 10ª dica vai surpreender você

Caminhoneiros conhecem muito bem as estradas, e você pode se surpreender com o quanto eles podem contribuir para um trânsito melhor. Afinal, nem sempre eles dirigem nas melhores condições de visibilidade, asfalto e sinalização, o que demanda muita experiência e cuidado com os demais motoristas.

Fonte: Pé na estrada.

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH

Fique atento e conheça 7 atitudes que levam a suspensão imediata da CNH. Acredite se …