Mesmo em épocas de crise, existem alternativas para ajudar o motorista a não perder espaço no mercado, entre elas, o compartilhamento de carga. Conhecida também como logística compartilhada, nesse sistema é trabalhado o conceito da economia compartilhada. Isso significa que há uma melhor distribuição e compartilhamento das mercadorias.
Se um caminhoneiro possui uma carga que ocupa apenas 60% da capacidade do caminhão, ele poderá aproveitar os outros 40% restantes para transportar mercadorias de outras empresas, desde que respeite o roteiro determinado pela empresa. Em situações em que o transportador sai do centro de distribuição e finaliza a entrega, também é possível retornar com uma nova carga. Assim, eles entregam a carga no caminho da volta, não voltam com os caminhões vazios e recebem pela entrega normalmente.
Veja alguns dos benefícios da logística compartilhada:
- Este recurso diminui os custos de transportes e garante que os prazos de entrega sejam cumpridos.
- Otimização das viagens dos caminhões e redução de gastos com manutenção, para empresas que não possuem frota própria.
- Redução do tráfego de veículos e consumo moderado de diesel, o que diminui a emissão de gás carbônico (CO²) na atmosfera.
Antes de aderir a esse método, não se esqueça de escolher uma consultoria especializada para ajudar em todos os processos de transportes. E você, já aderiu a esta alternativa?
Fonte: Caminhões e Carretas