Home / Geral / Você sabe o que é compartilhamento de carga? Conheça os benefícios.

Você sabe o que é compartilhamento de carga? Conheça os benefícios.

Mesmo em épocas de crise, existem alternativas para ajudar o motorista a não perder espaço no mercado, entre elas, o compartilhamento de carga. Conhecida também como logística compartilhada, nesse sistema é trabalhado o conceito da economia compartilhada. Isso significa que há uma melhor distribuição e compartilhamento das mercadorias.

Se um caminhoneiro possui uma carga que ocupa apenas 60% da capacidade do caminhão, ele poderá aproveitar os outros 40% restantes para transportar mercadorias de outras empresas, desde que respeite o roteiro determinado pela empresa. Em situações em que o transportador sai do centro de distribuição e finaliza a entrega, também é possível retornar com uma nova carga. Assim, eles entregam a carga no caminho da volta, não voltam com os caminhões vazios e recebem pela entrega normalmente.

Veja alguns dos benefícios da logística compartilhada:

  • Este recurso diminui os custos de transportes e garante que os prazos de entrega sejam cumpridos.
  • Otimização das viagens dos caminhões e redução de gastos com manutenção, para empresas que não possuem frota própria.
  • Redução do tráfego de veículos e consumo moderado de diesel, o que diminui a emissão de gás carbônico (CO²) na atmosfera.

Antes de aderir a esse método, não se esqueça de escolher uma consultoria especializada para ajudar em todos os processos de transportes. E você, já aderiu a esta alternativa?

 

Fonte: Caminhões e Carretas

Sobre: Exame Cabelo

Veja também

Conheças as multas mais comuns para motoristas de caminhão e saiba como evitá-las.

Regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as leis de trânsito têm como intuito promover …